Educação 5.0

Educação 5.0

Acesse, abaixo, a edição completa da revista Escola Particular (279) que traz matéria de capa sobre Educação 5.0, além de outras informações relevantes sobre inovação na escola.

CARVALHO NETO, C. Z. Educação 5.0 para uma Sociedade 5.0. Santo Amaro da Imperatriz: Instituto Galileo Galilei para a Educação, 2021.

No que diz respeito à Educação 5.0, se pode pensá-la e aplicá-la como uma evolução do conceito da Educação 4.0 que, ao contar com os quatro pilares anteriormente referidos, passa a sustentar de forma sistêmica modelos inovadores de educação e ensino-aprendizagem voltados para a promoção do pleno desenvolvimento humano e de uma sociedade efetivamente sustentável e dedicada ao bem comum (Sociedade 5.0).

O conceito de Sociedade 5.0[3] surgiu no Japão, em 2016, e seu principal objetivo é utilizar o valor criativo-lógico (tecnológico) humano para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a partir da identificação de novos desafios e necessidades. A proposta é que recursos ciberfísicos, como Big Data, Inteligência Artificial, Realidades Aumentada e Virtual, BlockChain e outras plataformas de mídia, que sustentam a chamada Revolução Industrial e de Serviços 4.0, possam ser integrados às áreas humanas como gestão de pessoas, por exemplo, e inúmeras outras aplicações que vão das áreas técnicas específicas à medicina e saúde, passando pelas engenharias, humanidades e artes, apenas para citar algumas, colocando-as a serviço da vida.

A promoção da Educação 5.0 nas escolas se sustenta sobre os pilares da Educação 4.0, mas vai além, promovendo gestão mais qualificada, docência criativa e colaborativa preparando o docente para ser autor, mediador e promotor de inovação continuada dos processos educativos, contando ainda com inserção de soluções e mídias educacionais analógicas, digitais e ciberfísicas.

A Educação 5.0 valoriza e sustenta o aprendizado ativo e colaborativo, colocando o estudante no papel de protagonista, sem se descuidar de sua formação integral e sustentável e das boas práticas de empreendedorismo, que são elementos que precisam estar presentes na cultura escolar que formará cidadãos para desafios ainda nem sequer são conhecidos, e para profissões que ainda serão inventadas nesta e nas próximas décadas.

Os modelos teórico-tecnológicos da Educação 4.0 e Educação 5.0 são de autoria do Professor Doutor Cassiano Zeferino de Carvalho Neto. Os referidos modelos foram concebidos a partir de estudos, pesquisas acadêmicas e aplicações iniciadas em dezembro de 1970, pelo autor.

CARVALHO NETO, C. Z. Educação 5.0. Santo Amaro da Imperatriz/SC, Laborciencia editora, 2021.

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