Escola Pública 100% digital em 24 horas.

Escola 100% digital em 24 horas

Esta iniciativa do INSTITUTO GALILEO GALILEI PARA A EDUCAÇÃO, em parceria com a Laborciencia editora, o Instituto para a Formação Continuada em Educação e a CUBOZ tem por finalidade  propiciar a implementação de uma solução capaz de tornar as escolas públicas de um município 100% digitais e com operação pedagógica por gestão remota, em apenas 24 horas.

A solução fornece Plataforma Digital para Gestão da Informação, Comunicação, Colaboração e Conhecimento (PDGIC3), associada a um Programa Intensivo de Formação Profissional Continuada (on-line) para Docentes, Especialistas, Coordenadores e Gestores. A SME contará com uma Plataforma-Mãe e cada escola da Rede Municipal de Educação com um Plataforma-filha, todas 100% digitais.

O desvinculamento da ferramenta (plataforma digital) do processo de formação continuada de docentes, especialistas e gestores tem demonstrado se constituir em sério equívoco estratégico e tático, conforme comprovam inúmeras pesquisas de âmbito acadêmico“. (Prof. Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto).

Todo este processo está fundamentado em conhecimento de base científica lastreado pelo Modelo Teórico-Tecnológico da Educação 4.0 (Digital)*. (Vide referência ao final).

Como funciona?

A Secretaria Municipal de Educação (SME) situa o escopo da iniciativa (quantidade de profissionais e estudantes participantes e número de escolas), juntamente com o Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE). A partir daí se define um Plano de Ação (Pact), constituído pelos passos de execução abaixo identificados:

Passo 1 – É construído um Projeto Executivo (Projex) completo que ao ser validado se constituirá em objeto para compor o edital público de contratação .

Passo 2 – Formalizada a contratação e emitida a (s) nota (s) de empenho é definido um Planejamento Executivo (PEx) em comum acordo com a SME.

Passo 3: Inicia-se o Setup (STP) das Plataformas Digitais (PDGIC3) e o Programa Intensivo de Formação Profissional. Fundamentado no PEx a implementação da solução vai se consolidando até o ponto em que a equipe está preparada para realizar a gestão pedagógica remota completa.

Passo 4: Supervisão do início da operação plena, realizada conjuntamente pela SME e o IGGE.

Conclusão do processo de implementação do modelo EDUCAÇÃO 4.0 DIGITAL*.

Saiba mais sobre este processo, com a apresentação do Professor Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto.

QUEM ASSINA A AUTORIA DESTA INICIATIVA?

carvalhonetocz

CURRÍCULO INSTITUCIONAL

currículo_institucional

INOVAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DE GESTORES E DOCENTES (2018 – 2019)

Instituto Federal do Maranhão (IFMA): projeto Laboratórios Inteligentes; formação de pesquisadores e docentes em Educação 4.0 (60 horas, híbrido).

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina (SINEPE/SC): programa de formação de gestores para atuarem em inovação na educação básica. (16 horas, presencial).

Escola de Engenharia de Lorena (USP): palestra ‘Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência’, realizada em evento educacional anual promovido pela Universidade de São Paulo (USP).

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI): evento pró-inovação na universidade. (08 horas, presencial).

Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL): início do programa de formação interna para docentes e especialistas, com vistas à preparação de equipes para suporte ao programa de pós-graduação em Educação 4.0 (IFCE/UNISUL). Carga horária total: 40 horas, em modelo híbrido.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA): realização do Programa de Formação Continuada Interna do ITA (ForCon ITA), com ênfase em Educação 4.0. Curso interno, em nível de pós-graduação e carga horária de 180 horas, em modalidade híbrida, como parte de execução do Projeto Inova ITA – Inovação na Educação em Engenharia, de autoria do Prof. Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto (Convênio pós-doutorado CAPES/ITA, 2017 a 2019).

Universidade de Blumenau (FURB): intervenções no programa de estudos pró-inovação institucional.

IES: UNIASSELVI e FAG: evento pró-inovação institucional. Palestra e Workshop (duração total: 16 horas).

SENAI – Diretoria Regional de Mato Grosso: participação em evento TEDx, com apresentação do caso ‘Educação 4.0’.

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP) – Fórum de Inovação (FINEDU). Intervenção em formato de palestra.

SEBRAE/SC: Evento sobre Educação Empreendedora. Palestra: Educação Empreendedora 4.0.
SEBRAE Nacional: idem ao anterior.

Programa de Gestão da Inovação para o Município de Águas Mornas/SC: Duração total: 90 horas, em modalidade híbrida. Iniciativa realizada para o Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE). Vide Certificado abaixo.

carta_recomendação

 Palestra ‘Educação 4.0′ proferi para a Plenária do CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA/2019.

ceesc_certificado

 Contato

Simone Oliveira de Carvalho
Diretora Executiva
(48) 9 9906 1378 (WhatsApp)

E-mail: presidencia@igge.org.br

* CARVALHO NETO, C. Z. Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência. Fundamentos teórico-tecnológicos. Santo Amaro da Imperatriz/SC: Laborciencia editora, 2018.

* Marca Registrada (Educação 4.0) perante o INPI. Consulte antes de utilizar.